Federação

Federação de Clubes e Associações de Caçadores dos Concelhos da Serra da Lousã


Caçadores dos Concelhos da Serra da Lousã organizam-se para promover a caça maior, associada ao turismo e gastronomia na Região.


Os Clubes de Caça dos Concelhos que abrangem a área da Serra da Lousã, decidiram constituir-se em Federação, para melhor articularem os eventos cinegéticos e dinamizarem o que já hoje é reconhecido como uma das melhores áreas para caça maior de Portugal. O veado o javali e futuramente o corço representam já hoje uma imagem associada à Serra da Lousã.
A sua exploração de forma sustentada e com critérios de respeito pela natureza, poderá e deverá constituir um motor de desenvolvimento tão necessário à região.
A caça associada ao turismo e à gastronomia regional complementará as potencialidades já existentes e atrairá novas gentes a estas serranias.
A Serra da Lousã é hoje reconhecida pelas elevadas potencialidades de caça maior, mas que não tem sido explorada da melhor maneira.
São estes os motivos que justificam a agora constituída Federação de Clubes e Associações de Caçadores dos Concelhos da Serra da Lousã ( Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Penela ) que em articulação com  autarquias e entidades ligadas ao turismo vão procurar dinamizar o sector cinegético.
O primeiro passo está dado. O segundo foi já iniciado com o pedido apresentado ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, da delegação da gestão da Zona de Caça Nacional da Serra da Lousã. O terceiro passará pelo envolvimento das autarquias, Região do Turismo, Universidades e proprietários no projeto, através de um Conselho Técnico já aprovado.

Pela Direção


ACTA N.º 1

Aos vinte e seis dias do mês de Outubro do ano de dois mil e doze, pelas 21 horas, no Centro Cultural de Cumieira, em Cumieira, realizou-se uma Assembleia Geral convocada por uma comissão promotora, com o objetivo de constituição de uma Federação de Caçadores.
A Mesa da Assembleia era constituída por José João Jesus, Rafael rodrigues e José Alberto Neves Silva--
A ordem de trabalhos proposta e aprovada pela Assembleia foi a seguinte:----
1. Informações--------------------------------------------------------------------------------------
2. Deliberação sobre a constituição da nova Federação de Caçadores------------
3. Apresentação, discussão e aprovação dos estatutos da nova Federação------
4. Eleição da Comissão instaladora----------------------------------------------------------
No que diz respeito ao primeiro ponto da ordem de trabalhos, em nome da comissão promotora, José Alberto Silva fez um resumo de todo o processo de trabalho realizado até à data pela mesma comissão, designadamente a escolha do nome e a definição do objecto social.----------------------------
Passando ao segundo ponto da ordem de trabalhos, todos os presentes concordaram com a ideia de criação de uma Federação de Caçadores, tendo ficado decidido após votação que a mesma se passaria a denominar “Federação de Clubes e Associações de Caçadores dos Concelhos da Serra da Lousã”. Estas propostas, foram aprovadas por unanimidade.------------------------------------------------
No terceiro ponto da ordem de trabalhos foi posto a votação o método a utilizar na discussão e aprovação dos estatutos. José Alberto Silva, membro da mesa, propôs que a discussão do projeto dos estatutos, fosse feita artigo a artigo, sendo apenas no fim feita a votação da globalidade. Esta proposta foi aceite por unanimidade.-
Após discussão de cada artigo dos estatutos passou-se então à votação da proposta final tendo a mesma sido aprovada por unanimidade e passando por isso deste modo os estatutos da Federação de Clubes e Associações de Caçadores dos Concelhos da Serra da Lousã, a ter a redação do documento anexo a esta ata.-----------------------------------------------------------------
Finalmente e passando ao quarto e último ponto da ordem de trabalhos, a Comissão Promotora apresentou uma proposta no sentido de que fosse criada uma comissão Instaladora da Federação, que seria a responsável pela aquisição da personalidade jurídica da mesma. Esta comissão seria composta pelos seguintes indivíduos: José João Jesus em representação da Associação Caçadores Vale de Arinto, José Alberto Neves da silva em representação da Associação de Caçadores das Freguesias de Cumieira e Lagarteira e Fernando Pimenta em representação do Clube Caçadores Bairradense.
Após ter sido sujeita a votação, esta proposta foi aceite e aprovada por unanimidade.---------------------------------------------------------------------------------------
Estiveram presentes nesta Assembleia em representação dos Clubes e Associações, José João Jesus, António Sousa, da Associação Caçadores de Vale de Arinto, Rafael Rodrigues do Clube Caçadores Concelho de Miranda Corvo, António Luís Quatorze da Associação de Caçadores da Freguesia de Semide, Carlos Maurício da Associação de Caçadores Freguesias de Lamas e Podentes, Ilídio Rodrigues, Carlos Caeiro do Clube Caçadores Concelho de Penela, José Alberto silva, Paulo Mendes Calado, da Associação de Caçadores das Freguesias de Cumieira e Lagarteira, Fernando Pimenta, Carlos Paiva, do Clube Caçadores Bairradense, Carlos Barata do Clube Caçadores Castanheira Pera.
Esgotada a ordem de trabalhos, e nada mais havendo a tratar, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral deu por encerrados os trabalhos e para constar foi lavrada a presente ata a qual depois de lida e aprovada vai ser assinada por todos os presentes.-------------------------------------------------------------




Sem comentários: